O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), unidade especializada da Polícia Militar do Paraná (PMPR), promove ações que vão além do policiamento ostensivo. A unidade segue realizando atividades de conscientização e segurança viária ao longo de 2025. Até o início de outubro, o BPTran já havia concretizado um conjunto contínuo de iniciativas que totalizou 123 ações e beneficiou diretamente mais de 5,2 mil pessoas, com foco em públicos diversos, como crianças, motociclistas, jovens condutores e pedestres.
Um dos pilares da estratégia é o projeto "BPTran nas Escolas". A iniciativa já atendeu 52 instituições de ensino, impactando 1,9 mil crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas e interativas.
Na última semana, o projeto esteve no Colégio Estillo, em Curitiba. Todas as turmas, da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram das atividades. O grande destaque foi a presença do mascote BOBTran, que conquistou os alunos. De forma divertida, os temas abordados incluíram importância de respeitar o semáforo, a maneira correta de atravessar a rua, cuidados dos ciclistas e como orientar e corrigir atitudes imprudentes de adultos no trânsito.
Além do ambiente escolar, o batalhão realizou 36 palestras educativas, alcançando 1,8 mil pessoas e reforçando a prevenção de sinistros de trânsito.
PRESENÇA COMUNITÁRIA– Demonstrando seu papel de proximidade com a comunidade, o BPTran participou no último sábado (04) de um evento social em comemoração ao Dia das Crianças, no bairro Uberaba, em Curitiba.
A ação, que reuniu mais de 1,1 mil crianças da comunidade, contou com a presença de policiais que interagiram, apresentaram a viatura de trânsito e participaram das brincadeiras. Também foram promovidas atividades recreativas e a distribuição gratuita de lanches, reforçando o papel da PMPR como agente de confiança e segurança para as famílias.
As atividades preventivas também são destaque em períodos comemorativos, como a celebração do Maio Amarelo, que busca a conscientização sobre a segurança viária e o comportamento responsável de todos os envolvidos no trânsito. Foram 35 operações educativas em ocasiões como Maio Amarelo, Dia do Ciclista, Dia do Motociclista e Dia do Pedestre. Essas ações contaram com parcerias importantes, incluindo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).
ENCONTROS REGIONAIS – A unidade também promoveu, em Maringá, o Seminário Estadual de Trânsito, entre 23 e 25 de setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, ação anual do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O evento reuniu mais de 370 participantes, incluindo especialistas e representantes de órgãos de segurança estaduais e municipais.
O seminário promoveu a troca de experiências, a difusão de novas tecnologias e o fortalecimento do diálogo e da integração entre as instituições envolvidas na segurança viária.
Segurança Pública Polícias do Paraná prendem homem por desmatar 106 hectares de floresta em Rio Azul
Segurança Pública Novas viaturas, equipamentos e fuzis: Estado reforça segurança nos Campos Gerais e Centro-Sul
Segurança Pública Bombeiro paranaense lança 3ª edição de livro referência em salvamento em altura
Segurança Pública Mulher Segura: policiais realizam palestra para alunos de Direito em Ponta Grossa
Segurança Pública PMPR prende cinco pessoas por furto de celulares durante show do Linkin Park
Segurança Pública Operação Sinergia IV já contabiliza 58 prisões e 624 quilos de drogas apreendidas