O Paraná será o centro das discussões nacionais sobre políticas públicas de emprego e renda com a realização da 147ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset). O encontro acontecerá no dia 7 de novembro, em Foz do Iguaçu, e integra a programação do “Protagonistas do Trabalho”, evento estadual que ocorre de 5 a 7 de novembro, reunindo representantes das Agências do Trabalhador de todo o Estado.
Durante o Protagonistas do Trabalho, prefeitos, vereadores, secretários municipais, chefes dos Núcleos Regionais do Trabalho (NRTs), gerentes, atendentes de intermediação de mão de obra e seguro-desemprego das Agências do Trabalhador vão participar de palestras, painéis temáticos e atividades voltadas à capacitação técnica, integração institucional e fortalecimento das políticas públicas de trabalho, emprego e renda.
Entre os convidados e palestrantes estarão autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, além de gestores estaduais que compartilharão boas práticas e experiências de gestão da rede Sine em seus estados.
Na programação, estão previstos debates sobre temas como políticas públicas de empregabilidade, qualificação profissional, seguro-desemprego, abono salarial e o papel do Sistema Público de Emprego como vetor de desenvolvimento local. O encerramento do evento será marcado pela realização da 147ª Assembleia Geral Ordinária do Fonset, que reunirá secretários do trabalho de todo o país para deliberações administrativas e discussão de diretrizes nacionais do setor.
De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, sediar o evento é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo Estado na modernização e expansão da rede de atendimento ao trabalhador.
“É uma honra para o Paraná sediar a Assembleia do Fonset, evento que coloca o nosso Estado no centro das discussões sobre políticas públicas de trabalho e renda. Esses encontros fortalecem a integração entre gestores, ampliam o diálogo com o governo federal e reafirmam o compromisso do Paraná em oferecer um atendimento cada vez mais eficiente ao trabalhador e ao empregador”, afirmou.
CAPACITAÇÕES NO PARANÁ – As capacitações para as Agências do Trabalhador no Paraná antecederam o grande encontro estadual e foram realizadas em oito etapas presenciais, abrangendo as 12 regionais do Estado: Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Jacarezinho e Pato Branco.
O objetivo foi padronizar procedimentos, atualizar práticas de atendimento e fortalecer o trabalho integrado entre as equipes das Agências do Trabalhador, preparando os servidores para o evento final do Protagonistas do Trabalho.
O ciclo de capacitações começou em Curitiba, no dia 8 de julho, com a participação das regionais de Curitiba e Paranaguá. Na sequência, foram realizadas edições em Curitiba (5 de agosto) para Ponta Grossa e Guarapuava; Maringá (14 de agosto), reunindo Campo Mourão, Londrina, Maringá e Umuarama; Cascavel (2 de setembro); Foz do Iguaçu (7 de outubro); e Jacarezinho (15 de outubro). A última etapa acontecerá por videoconferência para a regional de Pato Branco, no dia 29 de outubro.
Geral Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 67 milhões
Defesa Civil Governador decreta luto oficial de três dias em memória às vítimas do tornado
Defesa Civil Equipes da Saúde do Paraná já fizeram 750 atendimentos a vítimas do tornado
Defesa Civil Em Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas
Geral Após tornado, massa fria deve derrubar temperaturas no Paraná
Defesa Civil Ratinho Junior decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado