O Instituto Água e Terra (IAT) organiza nesta quinta-feira (30) o curso intensivo “Atendimento a Ocorrências com Grandes Felinos: Coexistência, Manejo e Prevenção de Conflitos”, voltado exclusivamente a profissionais que atuam com o manejo fauna silvestre. A ação acontece das 8h30 às 17h30, na Unicesumar, em Curitiba, e deve reunir 134 participantes, entre as modalidades presencial e online. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
O treinamento é uma iniciativa da Gerência de Biodiversidade do IAT, em parceria com o Projeto Onças do Iguaçu, e tem como objetivo aprimorar conhecimentos relacionados a medidas de segurança no caso de encontro com animais silvestres, como grandes felinos. Além disso, busca fortalecer meios para aumentar a tolerância da comunidade, reduzir a predação de animais domésticos com o uso de técnicas de afugentamento, como cercas elétricas e o recolhimento de gado, entre outras.
De acordo com registros internos do Instituto, a presença de grandes felinos em áreas antropizadas e em Unidades de Conservação tem sido cada vez mais frequente devido a perda e fragmentação de habitats naturais provocadas pelo avanço urbano, o que reduz a disponibilidade de presas e estimula a aproximação desses animais a ambientes ocupados por humanos.
Segundo a bióloga da Diretoria do Patrimônio Natural do IAT, Nathalia Colombo, o curso representa um passo importante para aprimorar a convivência segura com a fauna silvestre. “A coexistência com esses animais exige a criação de um ambiente onde humanos e a vida selvagem possam viver lado a lado, por meio da educação ambiental e de estratégias de comunicação que engajem a sociedade a respeito do tema, além, claro, da adoção de práticas de manejo que minimizem conflitos humano-fauna”, afirma.
Entre os participantes da ação estão servidores do IAT e da Sedest, além de representantes do Ibama, Batalhão de Polícia Ambiental, Polícia Civil, Defesa Civil, secretarias municipais de Meio Ambiente e instituições de ensino superior.
Defesa Civil Governador decreta luto oficial de três dias em memória às vítimas do tornado
Defesa Civil Equipes da Saúde do Paraná já fizeram 750 atendimentos a vítimas do tornado
Defesa Civil Em Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas
Geral Após tornado, massa fria deve derrubar temperaturas no Paraná
Defesa Civil Ratinho Junior decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado
Geral Frente fria derruba árvores e causa alagamentos no Rio de Janeiro