O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou para quinta-feira (30), às 10h, uma sessão conjunta do Congresso Nacional com um único item na pauta: o PLN 1/2025 , que trata das regras de validade das mudanças no Imposto de Renda propostas pelo governo federal.
Se o texto for aprovado, alterações nas alíquotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), como reduções, poderão ter validade por tempo indeterminado e não mais apenas por cinco anos, como determina hoje a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A proposta é considerada essencial para viabilizar o PL 1.087/2025 , que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil. Segundo o governo, a medida busca garantir o princípio da progressividade tributária previsto na Constituição, ou seja, quem tem renda maior paga mais imposto.
—A proposta busca alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, a fim de permitir que o Projeto de Lei 1.087/2025 , aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados e atualmente em apreciação neste Senado Federal, não se submeta à limitação de vigência de cinco anos. Conto com o empenho e com a presença de vossas excelências para cumprirmos nossa missão com a população brasileira — disse Davi.
O PLN 1/2025, de autoria do Poder Executivo, recebeu parecer favorável da relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Senado Federal Davi soma o Senado aos esforços para reconstruir região atingida por tornado
Senado Federal Davi: transição energética é oportunidade de aliar crescimento e justiça climática
Senado Federal Reforma do Código Civil: entenda o que está em debate e fuja das fake news
Senado Federal Grupo de Trabalho deverá propor regras para mineração em terras indígenas
Senado Federal Governo libera R$ 230 milhões para ações de segurança alimentar
Senado Federal Sancionada lei que institui Dia Nacional da Proteção de Dados